Todos os alunos que fazem Direito se quiserem advogar, obrigatoriamente, devem passar pelo Exame da Ordem. Independentemente da Universidade cursada, fato é que nenhuma delas tem efetivamente preparado o aluno para esse exame. O que se tem é disciplinas ministradas de maneira esparsa e quando o aluno começa a se preparar para o exame, não sabe por onde começar.
A primeira fase, em comparação a segunda, não é tão difícil, porém estudar mais de 10 disciplinas é cansativo, e sem o planejamento necessário o fracasso é inevitável.
Vejo muitos colegas dando depoimentos que tentaram diversas vezes o exame, mas ficam por poucos pontos. Não é porque você é menos inteligente mas, provavelmente está errando na forma de estudar.
É claro que se você não levou a sério o curso, talvez essas dicas podem não ser tão úteis, porque agora não é momento de aprender. É o momento de relembrar o que você estudou ao longo de seus cinco anos.
O primeiro passo é escolher o melhor método de estudo adequado a você. Esse é o item mais importante. A metodologia mais eficaz é a mnemônica, baseada em quatro pilares: Ler, Escrever, Ouvir e Falar. Porém, para concursos falta ainda o Treinar. Em virtude do tempo escaço, você deve priorizar uma a duas dessas técnicas. Pergunte a si mesmo: Eu gosto mais de Ler? Fazer resumos? Ouvir os professores? Ensinar meus colegas? Resolver exercícios? De acordo com sua resposta você irá escolher a melhor técnica adequada a sua afinidade. Segue abaixo as mais comuns com suas vantagens e desvantagens.
* Videos-Aulas específicas de OAB: (Ouvir e Escrever) É a técnica mais utilizada hoje.
Vantagem: É uma forma passiva de estudar, não exige muito do aluno, ele apenas é um receptor. Se o professor for bom, a matéria ficará na cabeça.
Desvantagem; O tempo! Uma aula de 30 minutos, poderá se tornará 2 horas. Isso porque, em casa, temos a opção de pausar e voltar, e quando perceber ainda terá muitas aulas para ver !!! Além disso, o investimento não é barato. O custo preparatório de primeira fase varia de 500,00 a 1000,00 reais.
Cursos mais famosos: * LFG * DAMÁSIO *CERS. No entanto, com uma busca na internet, você encontrará sites de rateio, e, em alguns deles, encontrará cursos com preço mais acessível.
* Teoria Unificada/ Esquematizada + Resolução de Questões: (Ler e Treinar) Existem livros específicos para o Exame da Ordem que reúnem todas as matérias de maneira compacta, que para fixação, necessariamente deve ser conjugado com resolução de questões.
Vantagem: A leitura lhe proporcionará ver mais matérias do que as Videos-Aulas.
Desvantagem: Utiliza-se apenas o método Ler, e também existe o problema dos Valores R$... Os livros normalmente não são baratos. Uma teoria unificada varia entre 150,00 a 200,00; e o livro de questões mais famoso é na faixa de 155,00 ( que pode ser substituído por sites especializados em questões de concurso).
*Aplicativos de Celular: (Treinar) O aplicativo mais conhecido e que eu recomendo é a OAB de Bolso. Ele é acessível apenas pelo sistema Android e IOS. É um aplicativo que possui uma plataforma muito inteligente. A sua principal função é a resolução de questões. No módulo gratuito, você terá acesso a centenas de questões e simulados, e no módulo premium (R$30,00 / por mês), terá acesso aos comentários, legislação pertinente, videos-aulas, e roteiro de estudo.
Vantagem: Praticidade, como o nome do aplicativo diz, você tem o material de estudo para OAB no Bolso. Pode usar a qualquer hora e e em qualquer lugar e comparado aos demais materiais é bem barato.
Desvantagem: Utiliza-se apenas do método Treinar. Não é um estudo metódico, de início, meio e fim. Ele pressupõe que o usuário já saiba a teoria.
Qualquer que seja a sua técnica escolhida, saiba que o Treinar é imprescindível!!! Já dizia o ditado popular que é errando que se aprende. Por isso você deve resolver no mínimo 5 provas anteriores!!!
O segundo passo é planejar. Deve-se saber quando irá fazer o exame, quanto tempo tem disponível até lá, e quantas horas poderá estudar por dia. Lembre-se que horas de estudo não quer dizer nada, visto que quantidade não é qualidade!
Clique aqui e baixe um roteiro de estudo de 60 dias para o XX Exame da Ordem. Este programa foi desenvolvido pelo Blog Prova da Ordem lá você encontrará mais dicas.
Datas importantes para o XX Exame:
Publicação do Edital de Abertura: 06/06/2016
Período de Inscrição: 06/06/2016 a 20/06/2016
Prova Objetiva (1ª fase): 24/07/2016
Prova prático-profissional (2ª fase): 18/09/2016
O terceiro e ultimo é ter compromisso com sua aprovação. Tenha um ambiente tranquilo para estudar, sem barulho, sem interrupções, Se não tiver, vá para uma biblioteca. Mais vale 1 hora de estudo concentrado, do que 4 horas de estudo disperso. Desligue o celular. Concentre-se. Se imponha para amigos e parentes, e para isso, demonstre compromisso! Se você não se respeita nos estudos, não poderá exigir respeito dos outros enquanto estiver estudando.
E agora uma pergunta é inevitável: Como escolher a matéria para a segunda fase? Eu recomendo você escolher a matéria que tem mais afinidade e não pela quantidade de peças possíveis. Muitas pessoas fogem do Direito Civil porque afirmam ser extenso e ter infinitas peças mas, isso é mito. Eu particularmente sempre tive facilidade tanto com penal quanto com civil. Mas ao analisar as peças práticas de penal, em não me senti tão segura. Então a dica principal e ler as provas de segunda fase anteriores e tire suas próprias impressões e não vá na onda dos colegas.
Concluindo, sei que existe vários sites especializados em Exame da Ordem, mas todos eles, é claro, querem vender o seu produto. Meu objetivo foi tentar esclarecer algumas indagações que muitos colegas meus me fizeram. Ademais, quis mostrar que existe várias maneiras de estudar para a OAB, e e que você deve tentar encontrar o método mais adequado a sua necessidade. Essa é a chave da sua aprovação.
Precisando de mais dicas?
Pode me enviar um email: luciana.riosadorno@gmail.com
Obrigada Lu. Muito útil as informaçoes e dicas. Vou usar e repassar.Marizete Pires
ResponderExcluirObrigada Lu. Muito útil as informaçoes e dicas. Vou usar e repassar.Marizete Pires
ResponderExcluir